quarta-feira, agosto 26, 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Josué (11)

Olá!


Lemos em Josué uma visão geral das campanhas militares para conquistar a terra que Deus havia prometido para Abraão e seus descendentes. Seguindo o êxodo do Egito e os quarenta anos de peregrinação no deserto, a nação livre de certa forma recém-formada está agora pronta para entrar na Terra Prometida. É claro que já se entendiam como povo, como nação há muito tempo. Mas agora tinham uma terra!

A visão que temos aqui nos dá detalhes de muitas das batalhas e das condições nas quais a terra não apenas foi conquistada, mas também dividida entre as tribos.

A história da prostituta Raabe mostra o exemplo de sua grande fé no Deus dos israelitas e isso lhe permite um lugar entre os "heróis da fé" citados em Hebreus 11 (ela é citada especificamente no versículo 31). A história dela já nos aponta para a graça de Deus em relação aos pecadores e a salvação somente pela fé, realidade presente no Novo Testamento. Mais importante ainda, pela graça de Deus ela fez parte Genealogia de Jesus (Mateus 1.5).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Ricardo Borba Weingart

Nenhum comentário:

Postar um comentário