quarta-feira, agosto 19, 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Josué (10)

Olá!


O Livro de Josué é o sexto do Antigo Testamento e alguns estudiosos até entendem que ele faça parte do grupo que forma os cinco primeiros livros (o Pentateuco) e chama essa junção dos seis livros de Hexateuco. Muito mais porque o livro de Josué encerra o ciclo iniciado no Gênesis, quando da promessa da Terra a Abraão, com a tomada dessa Terra.

Mas, historicamente, o Pentateuco é formado pelos cinco primeiros livros (a Torá, para os Judeus – de autoria Mosaica) e Josué passa a figurar na Bíblia como o primeiro dos 12 Livros Históricos. No texto Hebraico, ele está no grupo dos livros dos Profetas Anteriores. A divisão do texto Hebraico é diferente da divisão que temos na Bíblia. A sequência dos livros é diferente e a organização de grupos também o é.

Esse grupo de Profetas Anteriores mostra o desenvolvimento do Reino de Deus na Terra Prometida até o cativeiro da Babilônia. Um período de cerca de novecentos anos. Josué narra o período da entrada de Israel em Canaã através da conquista, divisão e estabelecimento da Terra Prometida. E vale a pena ressaltar que 1 e 2 Crônicas foram escritos assumidamente após o Exílio (cf. 1 Crônicas 9).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Ricardo Borba Weingart

Nenhum comentário:

Postar um comentário