segunda-feira, agosto 10, 2020

Biografia dos Profetas - Atividade Profética - Antigo e Novo Testamentos

Olá!


No Antigo Testamento, era comum que no meio do povo tivesse um ou quem sabe dois servos, numa mesma época. Ainda que houvesse um grupo, havia sempre o tido como mais famoso, e esses eram os que podiam ver e ouvir além do mundo visível e material, tendo alguma visão da parte do Senhor. Outros que queriam compartilhar dessa visão se aproximavam, formavam grupos, mas mesmo assim esse mais famoso era muito requisitado. Ou iam porque o Senhor mandava e davam o recado necessário, ou se alguém queria saber o que Deus pensava ou diria sobre um determinado assunto, então procuravam o Profeta.

Agora, no Novo Testamento vemos algo diferente: a visão espiritual poderia ser uma realidade para todas as pessoas! Bastava buscar ao Senhor e Ele mesmo poderia revelar muitas coisas. Sem a necessidade de um intermediário, quer sacerdote, quer profeta, Jesus permite esse livre acesso ao Pai!

Talvez essa fosse uma realidade presente nos primeiros encontros dos primeiros cristãos. Paulo orienta em 1 Coríntios 14.4-5:

4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

Era um dom que Paulo recomendava aos cristãos: a profecia! Recomendou aos de Corinto e recomenda para nós hoje também!

Forte abraço!
Ricardo Borba Weingart

Nenhum comentário:

Postar um comentário