segunda-feira, agosto 31, 2020

Biografias dos Profetas - Reino Unido - Gade

Olá!


Em hebraico, o nome "GADE" significa "sorte". Tradicionalmente significa ‘feliz‘, ‘sortudo‘ ou ainda ‘afortunado‘, fazendo total referência às bençãos divinas.

Gade teve um ministério muito importante na vida do rei Davi, começando quando ele se esconde no lugar denominado "Caverna de Adulão", fugindo da fúria do rei Saul. Lá, sua família e muitas outras pessoas (perto de 400) se uniram sob a liderança de Davi que procura o rei de Moabe para pedir proteção ao seu pai e sua mãe. Foi Gade que aconselhou Davi a deixar o "lugar forte" e a voltar para a cidade de Judá (1 Samuel 22.1-5).

Atuou muitas vezes em conjunto com o profeta Natã. Foi o profeta que apresentou as alternativas para punição de Davi quando este fez o censo de Israel (1 Crônicas 21.9). Aconselhou Davi a construir um altar para o Senhor Deus na eira de Araúna ou Ornã (2 Samuel 24.18-19). Foi também corresponsável pela organização dos músicos para o Santuário de Deus (2 Crônicas 29.25).

Muito se fala da possibilidade de termos perdido livros de histórias dos Reis de Israel, como as "Crônicas de Gade", entre outros (Natã, Aías e Ido), mas uma parte de tais livros pode estar nos livros de Reis e Crônicas, que até citam tais livros de crônicas e profecias, mas na hora da organização dos livros podem ter acrescentado mais algumas partes!

Forte abraço!
Ricardo Borba Weingart

Nenhum comentário:

Postar um comentário