quinta-feira, agosto 06, 2020

Alertas - 11

Olá!


Leia Mateus 23.13-36

Ainda sobre os versículos 29-36:

Existe a possibilidade de Jesus estar se referindo a algo que ia acontecer! Os versículos 31 e 32 podem apontar a comparação do que foi feito no passado e o que eles ainda poderiam fazer (enchendo "a medida de vossos pais").

E talvez o livro: História dos Hebreus - De Abraão à queda de Jerusalém - Obra Completa - Segunda parte - Livro 4 - Capítulo 19, páginas 622 e 623, 5ª edição, 1999 - Editora CPAD, do historiador Flávio Josefo, nos revele essa informação:

"Por fim, aqueles tiranos, cansados de derramar tanto sangue, fingiram querer observar alguma forma de justiça e tendo determinado matar Zacarias, filho de Baruque"

Segue um pouco depois:

"Assim permitiram a esses setenta juízes que se pronunciassem e não havendo um só deles que não preferisse se expor à morte do que ao remorso de ter condenado um homem de bem, pela maior de todas as injustiças, todos a uma só voz declaram-no inocente. Ao ouvirem tal sentença os zelotes soltaram um grito de furor. Sua raiva não pôde tolerar que aqueles juízes não houvessem compreendido, que o poder que lhes haviam dado era imaginário, e do qual não queriam que eles fizessem uso algum; dois dos mais ousados daqueles homens atiraram-se sobre Zacarias e o mataram no meio do Templo, insultando-o ainda, depois de morto".

Jesus disse que Zacarias é filho de Baraquias. Josefo escreveu que Zacarias era filho de Baruque. O nome Baruque é uma forma abreviada de nomes como Baraquias e Baraquel, como encontramos em "Dicionário da Bíblia, Vo. 1 - As pessoas e os lugares" - (Ver Baruc nesse dicionário) - Autores: Bruce M. Metzger & Michael D. Coogan - Jorge Zahar Editor - Rio de Janeiro.

Essa é mais uma possibilidade, além das outras que citei anteriormente. Mas não é o ponto central da Fé Cristã. Em pontos assim, as pessoas discutem muito, e podem até "perder a salvação" por chateações ou ofensas desnecessárias. No que não é ponto central, podemos ter ideias diferentes e se seguirmos o ponto central, Jesus como Senhor e buscando a direção do Espírito em nossa vida para viver de acordo com a vontade do Senhor, estaremos todos diante do Senhor Naquele Dia e se for possível, saberemos quem tinha razão e quem errou nos pontos não essenciais! Apresento as possibilidades aqui apenas para compor esse comentário devocional.

Forte abraço!
Ricardo Borba Weingart

Nenhum comentário:

Postar um comentário