segunda-feira, agosto 17, 2020

Biografia dos Profetas - Atividade Profética - Novo Testamento e em nossos dias

Olá!


1 Corintios 14.29-33

29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem.
30 Mas se a outro que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados;
32 pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas;
33 porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz.

Na prática, lendo a Bíblia e entendendo o que nos é revelado, sabemos que com a Nova Aliança, o derramamento do Espírito deveria ser uma realidade para todos! E lendo o texto de Paulo na primeira carta aos Coríntios, do capítulo 12 ao 14, a organização de culto parecia mesmo privilegiar essa realidade. Cada dom era importante, ainda que uns fossem mais notados, os que eram menos eram tão importantes para os crentes como cada parte do corpo. Com mais ou menos destaque aparente, é importante para o corpo como um todo!

Mas eu fico com a impressão que o ritual de culto de nossas atividades quando nos reunimos pode ter mudado um pouco a forma de como as coisas aconteciam. Não temos várias pessoas falando em línguas, e quando há, nem sempre há quem interprete... Não temos um, quanto mais dois ou três profetas que falem, e que o primeiro se cala quando mais alguém começa a falar... Talvez o sermão seja a "palavra de sabedoria" ou até "da ciência" (1 Coríntios 12.8)! Num apelo evangelístico temos "a fé", alguns buscam muito as curas, outros nem tanto (9). Milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e de interpretação (10) podem figurar ou não em muitos de nossos cultos.

O Senhor pode agir de várias formas e por pessoas diferentes, mas mesmo assim será o Espírito operando. Talvez, pensando na questão da atividade profética como ponto de partida por ser o nosso tema, mas até mesmo em outros pontos, seja tempo de pensarmos menos na liturgia do ritual e mais na ação do Senhor quando nos reunimos para o culto, buscando um resgate dessa origem!

Forte abraço!
Ricardo Borba Weingart

Nenhum comentário:

Postar um comentário