terça-feira, janeiro 12, 2021

Comentário Devocional - Sobre Ageu

Olá!


O profeta Ageu tem um livro do Antigo Testamento com seu nome. A origem do nome Ageu, pelo que pudemos verificar, é o Hebraico, significando alegre, festivo, contente, nascido em dia de festa.

Foi um profeta pós-exílico, ou seja, ele aparece na narrativa bíblica no período após o retorno dos exilados da Babilônia. Seu trabalho se dá ainda nos dias de Esdras e Neemias, atuando possivelmente em conjunto com o profeta Zacarias.

Não encontramos facilmente outra referência sobre quem foi Ageu além do que é revelado em seu livro no Antigo Testamento. As únicas menções na Bíblia fora do seu próprio livro ocorrem em Esdras 5.1 e 6.14. Ali, ele é citado ao lado do profeta Zacarias. Ambos profetizaram em nome do Deus de Israel aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém depois do Exílio Babilônico.

Exatamente pela proximidade histórica com o Exílio, Ageu deve ter nascido ainda na Babilônia, pelo menos durante o tempo do Exílio. E voltou para Jerusalém após o decreto de Ciro, rei da Pérsia, que permitiu que os judeus retornassem (sobre o decreto da volta, ler 2 Crônicas 36.22,23 e Esdras 1.1-4).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou no agregador de Podcast de sua preferência

Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário