segunda-feira, janeiro 25, 2021

Biografia dos Profetas - Eliseu (4)

Graça, Paz e Alegria!


É difícil falar principalmente dos primeiros momentos de Eliseu sem retomar o que comentamos sobre Elias, pois ele foi discípulo do profeta Elias até antes deste ser levado ao céu. Por isso, em alguns momentos ainda podemos citar Elias, mas apenas para desenvolver a história de Eliseu!

Na "primeira descrição de uma atuação pública" de Eliseu, ele é lembrado como aquele que “deitava água sobre as mãos de Elias” (2 Reis 3.11). Ali, ele predisse a vitória dos exércitos de Israel, Judá e Edom contra Moabe. Alguns estudiosos sugerem que esse episódio tenha acontecido até antes que o profeta Elias fosse trasladado, mesmo que o relato de sua partida sobrenatural esteja registrado no capítulo anterior (2 Reis 2.9-14). Tal possibilidade é levantada por conta do fato de o profeta Elias ter escrito uma carta de punição ao filho de Josafá, o rei Jeorão (como lemos em 2 Crônicas 21.12-15). Fica apenas o registro.

Perto do momento em que Elias seria trasladado, Eliseu lhe pediu por herança “porção dobrada do espírito” (2 Reis 2.9). Esse pedido aponta para uma ligação "dos direitos do filho primogênito" na lei da herança (Deuteronômio 21.17). Havia outros profetas, mas Eliseu queria ser reconhecido como o principal sucessor de Elias como profeta em Israel!

Dessa forma, a ideia não passava por ser duas vezes mais poderoso do que Elias. Ele apenas queria ficar no lugar de Elias, um pedido legítimo que, claro, deveria ser confirmado como propósito soberano de Deus. Desde o momento que Deus revela para Elias, Eliseu já tinha sido escolhido como profeta no lugar do próprio Elias.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou no agregador de Podcast de sua preferência

Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário