terça-feira, janeiro 19, 2021

Comentário Devocional - O livro de Ageu

Olá!


O livro de Ageu é considerado pequeno: possui apenas dois capítulos e apresenta quatro profecias, mas isso não quer dizer que não possua uma mensagem muito profunda.

O livro apresenta dois temas bem definidos: o Templo e a vitória da casa de Davi. O profeta está preocupado em incentivar ao povo para reconstruir o Templo. Desde o retorno, a edificação do muro e das casas seguiu, mas por anos a reconstrução do Templo seguiu parada. Adoravam no mesmo lugar, mas ainda em ruínas. É claro que havia uma esperança de que a reconstrução traria grandes bênçãos para Israel nesse período pós-exílio, tanto do ponto de vista espiritual como político, já que a nação estava em casa, mas seguia servindo a outra nação.

Uma característica bem marcante do livro de Ageu é a organização do conteúdo em quatro mensagens. Isso significa que no livro há quatro profecias que começam com a frase: “Veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu…” (Ageu 1.1; 2.1; 2.10; 2.20). Isso mostra que Ageu era metódico no registro de sua atividade profética.

Vale registrar ainda nessa introdução que as quatro profecias de Ageu trazem convites ao arrependimento diante da realidade da retenção das bênçãos de Deus. Fica claro que o povo precisa se arrepender para receber as bênçãos que eram promessa do Senhor.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou no agregador de Podcast de sua preferência

Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário