quarta-feira, março 03, 2021

Resumo dos livros da Bíblia - 1 e 2 Samuel (6)

Olá!


Observamos nas leituras dos estudiosos que acredita-se que o autor de 1 e 2 Samuel possuía dois objetivos principais quando compôs sua obra:

1) Apresentar a questão histórica. O texto se preocupa claramente em apresentar com detalhes tanto a origem como o desenvolvimento da monarquia em Israel;

2) A questão teológica. A Lei previa a possibilidade de um rei e como seria isso (Deuteronômio 17.14-20). Esse não era o problema. A questão era ficar claro que o momento dessa definição foi por desejo do povo e que, independente disso, o Senhor iria constituir um rei sobre Israel.

A ideia, então, dos livros de Samuel, é apresentar a transição entre os dias dos Juízes para a monarquia. O desafio de continuar confiando no Senhor mesmo tendo um rei, saber obedecer ao Senhor mesmo que seja para ir contra esse rei quando ele estiver fora da vontade do Senhor, e obedecer o que o rei quiser quando não contrariar o desejo do Senhor. Nem sempre foi assim.

Saul é escolhido rei. Mas pouco tempo depois acaba se afastando da vontade do Senhor. Tem pressa em oferecer sacrifício quando era para esperar. Devemos saber esperar pelo tempo de Deus!

Samuel, que ungiu Saul, acaba por ungir a Davi. Se fosse para seguir apenas o que ele via, já poderia ter escolhido outro irmão dele, mas Samuel sabia aguardar a resposta do Senhor. E desse momento em diante, os livros de Samuel se preocupam em deixar claro que o Senhor escolheu Davi, que espera a hora certa para ser rei.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Nenhum comentário:

Postar um comentário