sexta-feira, maio 07, 2010

Filme - Epidemia


Sam Daniels (Dustin Hoffman) é coronel-médico do exército americano. Ele é destacado para liderar um pequeno grupo que deve investigar uma "nova" doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo, na África. A preocupação é muito grande, mas o seu chefe no exército lembra que o vírus já estaria confinado ao local onde se manifestou (uma vez que todos morreram e a forma de contágio é por contato com o infectado - saliva ou sangue, por exemplo), sendo desnecessário seguir na pesquisa ou na preocupação. Mas Sam não desiste. Seu "faro", antes confirmado, mais uma vez o inquieta.

E ele não estava errado! Um macaco é levado de forma clandestina para os EUA e leva consigo a doença! Em pouco tempo, a população de uma pequena cidade começa a apresentar os mesmos sintomas da doença, com um agravante: o vírus passa de pessoa para pessoa pelo ar! Além de ser letal como na África, há uma mutação que torna mais preocupante. O que leva o exército a colocar a cidade sob quarentena.

Sam vai para a cidade, mesmo com ordem diferente. E é ele que descobre a mutação, o que garante num primeiro momento que sua insubordinação não redunde em prisão. Mas uma ordem do Presidente dos EUA pode acabar definitivamente com a cidade! E Sam tenta, a todo custo, descobrir quem é o hospedeiro da doença para fabricar o antídoto. No entando, um superior tenta a todo custo levar a ordem para acabar com a cidade, até mesmo tentando desmoralizar Sam!

Um suspense muito interessante para pensarmos na transmissão de doenças e na forma que a política e a conspiração podem ajudar ou atrapalhar o trabalho para a solução dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário