sexta-feira, dezembro 18, 2020

Salmo 79 - 1

Olá!


Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada 05/06/2008

Leia o Salmo 79

Vemos no começo deste salmo a reclamação do evento histórico da destruição do Templo, pelos Babilônios, em 586 a. C. Desse evento, culminou definitivamente o Exílio. As pessoas capacitadas e com mais cultura (principalmente de ligação com a "família real") foram para o exílio. Era a destruição como nação, pois perderam o seu local específico, não tinham mais fronteiras próprias, mas a fronteira agora era do dominador; perderam a condição de ter seu próprio governante, na época o rei, mas que era do próprio povo, afinal agora eles estavam submissos a outra nação; perderam sua religiosidade, que estava muito baseada na existência do templo. Uma grande perda de identidade!

O povo tinha feito muitas coisas contrárias à vontade do Senhor. Principalmente, negligenciaram a questão do ano do jubileu, o "ano sabático", que o Senhor orientara que a terra deveria ter. Como o povo não cumpriu, foi para o exílio para que a terra tivesse o tempo correspondente àqueles anos que o povo tinha deixado de lado de observar. Mas ainda assim sabem que errados ou não, que eles são povo do Senhor. Por isso o clamor no início do salmo é contra aqueles que não são povo do Senhor que fizeram tantas coisas contra o povo do Senhor. Não entrava aqui a questão dos erros. Mas para que o ajuste seja feito, aí sim, sempre é necessário reconhecer o erro, abandonar a prática e buscar o acerto.

A esperança no agir do Senhor se baseia no fato que os vizinhos estão escarnecendo desse povo que é povo do Senhor. Observam a realidade que todas as coisas estão ruins e estão fazendo chacota! O povo sabe que passou pela tribulação por necessidade de acerto. Mas a chacota, muito mais que ser contra o povo que está vivendo o momento ruim, é contra Deus, que fez tudo o que aconteceu, que permitiu tais acontecimentos, com propósito. O povo não estava vivendo aquilo porque Deus os abandonara. Muito pelo contrário! O Senhor estava agindo e esperando o momento certo de restabelecer as coisas. Logo, fazer chacota da situação era fazer chacota do agir de Deus!

A mensagem ainda não terminou! Na próxima semana, enviamos a última parte do texto, permitindo o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário