quarta-feira, dezembro 30, 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Rute (9)

Olá!


Rute persevera do lado da sogra, mesmo contra as circunstâncias, e resolve agir como filha, obedecendo em todos os detalhes. Deixa sua terra para trás e vai para uma terra estranha, que não é "sua casa" e para poder fazer daquele novo local seu lar, prefere obedecer sua sogra. Perseverou diante da adversidade e foi obediente.

Rute entra nessa história de uma forma inusitada: uma família em Israel, pai, mãe e dois filhos, durante o tempo dos juízes, resolve mudar, por conta de problemas, hoje diríamos financeiros. Partem em busca de uma nova oportunidade. Depois de estabelecidos, o pai morre. A mãe fica com seus dois filhos, que se casam. Mas, depois de um tempo, os filhos também morrem. Era um tempo complicado para as mulheres. Alguns acham hoje complicado (o que não deixa de ser verdade), mas nada comparando com o tempo da história de Rute, numa sociedade patriarcal, onde o homem comandava tudo! Na ausência do pai, o filho cuidava de tudo. Mas na ausência do filho, tudo se complicava. Era necessário que alguém tomasse posição como remidor. Só que isso na Lei judaica e esta família deixou Israel no começo do relato...

Então, família de Noemi deixa a própria terra para, depois, passar por problemas na terra que era de Rute. Ela entra na família de Noemi por conta de uma necessidade de desprendimento, de busca por algo melhor em outro lugar por parte de Elimeleque e Noemi.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário