quinta-feira, dezembro 10, 2020

Estava chegando a hora...

Olá!


Mateus 26.14-16

14 Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os principais sacerdotes,
15 e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.
16 E, desde então, buscava ele oportunidade para o entregar.

Prender Jesus seria complicado. Ele tinha fama, era querido, e se o povo se rebelasse na hora da prisão, poderia ter mais problemas para os líderes religiosos em Jerusalém. Uma rebelião poderia chamar a atenção de Roma e ninguém sabe qual seria o resultado.

Era preciso prender "escondido" e deixar o povo saber depois que já estivesse com tudo encaminhado. Talvez com o resultado da prisão já mostrado, quem sabe açoites ou apedrejamento, o povo não se sentisse estimulado a reagir por medo de ter o mesmo tratamento.

Para isso, uma "informação privilegiada" era necessária. E quem se apresenta para dar essa informação é Judas Iscariotes, um dos doze. Era necessário que fosse um íntimo (Salmo 41.9; 55.12-14) e recebesse aquele valor (Zacarias 11.12).

Agora, esperavam apenas o melhor momento para cumprirem seus planos, indo contra Jesus, achando que com isso faziam a "vontade de Deus". Quantos ainda fazem o errado acreditando que fazem o que quer o Senhor... Mas é importante registrar: no caso específico do texto de hoje, a motivação deles era para que se cumprisse no correr da história o que fora profetizado a respeito do Messias! No fim, eles nem sabiam, mas eram agentes sim para o cumprimento da vontade do Pai. Não da forma como acreditavam, mas eram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário