quarta-feira, dezembro 16, 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Rute (7)

Olá!


Autoria e Data

O livro revela apenas seu cenário. Em 1.1 lemos: “Nos dias em que julgavam os juízes...”. Isso nos faz pensar que o livro foi escrito depois desse tempo, uma vez que é citado que a história aconteceu quando os juízes julgavam a terra. Isso nos mostra que o livro foi escrito depois do tempo dos juízes, mas a história relatada se deu durante esse período.

E apesar de se passar no período dos juízes, o livro relata a genealogia de Davi no final, dando-nos a certeza que realmente foi escrito em período posterior aos juízes, quando Davi já tinha sua importância em Israel, pois se assim não fosse, não seria citado dessa forma (4.13-22).

A tradição rabínica assegura que Samuel escreveu o livro. Já o pensamento crítico mais recente sugere uma data pós-exílica bem mais tardia (cerca de 500 a. C.). Tenho simpatia com a tese da autoria de Samuel, mas não posso deixar de lado a possibilidade da crítica mais recente, o que nos impede definir com firmeza a data que o livro foi escrito, apenas o tempo que retrata, o dos juízes, e que foi escrito depois desse tempo, como já citamos acima.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário