quarta-feira, janeiro 06, 2021

Resumo dos livros da Bíblia - Rute (10)

Olá!


A própria Rute deixa sua casa e sua terra, para seguir com Noemi, que decide "voltar pra casa". Afinal, Noemi recebe notícias de que as coisas estavam melhores em sua terra. Talvez pudesse ter uma chance ou, ao menos, encontrar um remidor. Com problemas na terra, seria difícil alguém ajudar ou assumir uma responsabilidade com relação a ela, mesmo com a lei. Quem não tem para si, não ajuda. Mas diante da melhora de condições, poderia ser mais fácil alguém cumprir a lei. Quando ela começa sua viagem de volta, as noras e também viúvas resolvem ir com ela. Noemi as despede, com medo de não ter como sustentar nem mesmo a si, quanto mais outras pessoas. Ela estava perseverando diante da adversidade, pois primeiro saiu em família busca outras oportunidades e agora voltava, mesmo com todos os seus problemas, na expectativa de ainda viver algo novo. Não nega sua situação de problema (tanto que pede para chamá-la por outro nome, Mara, representando seu momento), mas não desistiu!

Das noras viúvas que a acompanhavam, apenas Rute resolve seguir com ela, mesmo sabendo que a expectativa poderia nem mesmo se cumprir e a situação ser realmente ruim. Mas Rute persevera do lado da sogra, mesmo contra as circunstâncias, e resolve agir como filha, obedecendo em todos os detalhes. Agora, Rute está em uma terra estranha, não é "sua casa" e para poder fazer daquele novo local seu lar, prefere obedecer sua sogra. Perseverou diante da adversidade e foi obediente. Até que, como sabemos da história, um remidor de Noemi aparece e, mesmo tendo outro parente mais próximo e, então, o responsável direto diante da lei, começa a acertar todas as coisas para ajudar Noemi e Rute. E, diante da negativa do remidor mais próximo, assume o cuidado de Noemi, casa com Rute, e ainda levanta a descendência, pois o filho que nasce é tido como o restaurador da alegria de Noemi, que deixa de ser amarga e volta realmente a se alegrar.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou no agregador de Podcast de sua preferência

Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário