quinta-feira, janeiro 21, 2021

No jardim (2)

Graça, Paz e Alegria!


Leia Mateus 26.36-46

Na noite antes da crucificação, Jesus e seus discípulos, que tinham terminado a refeição pascal, vão para o Getsemani nesse momento do texto recomendado. Menos Judas, que chega depois, mas após a celebração da Páscoa saiu para trair Jesus. No Jardim do Getsêmani Jesus quer orar, está angustiado.

Ele sabia o que se aproximava. Sentia preocupação no corpo, angústia de ter que passar por aquilo. Era "O Plano do Pai", Jesus veio para cumprir, mas a aproximação daquele momento gerou angústia.

Jesus convida três discípulos para se afastarem um pouco e orarem. E mesmo depois, Ele se afasta para orar sozinho. Por três vezes se afasta para orar e quando volta, os discípulos dormem.

"Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres", "Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade" - essa é a oração que o texto diz que Jesus fez. Sabia do Plano, mas se fosse possível ser de outra forma, porque era angustiante, doloroso, Ele pedia, contudo iria cumprir a Vontade do Pai!

"Seja feita a Tua Vontade" - Jesus ensinou seus discípulos a orarem assim. Mais que dizer, Ele mostrou que era preciso viver! Fez o pedido de "se possível, passar o cálice". Não lhe faltava fé, pois Ele sabia que o cumprimento da Vontade do Senhor era mais importante que esse pedido. Só seria algo bom "passar o cálice" se essa fosse a vontade do Pai! Não era... E Jesus cumpriu o "faça-se a Tua vontade".

Nessa passagem há o famoso "o espírito está preparado, mas a carne é fraca". Há uma tendência interpretativa que dá conta que "a carne é fraca quando o caráter é fraco". O problema é que naquele momento, o espírito de Jesus estava preparado, mas a carne fraquejava diante do sofrimento que se aproximava! Por isso o pedido de "passar o cálice", mas só se fosse possível. Jesus nos ensina que é possível temer, quase fraquejar, mas em oração podemos encontrar a força no Senhor para realizar a Sua vontade, quando o espírito está preparado, firme na fé.


Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou no agregador de Podcast de sua preferência

Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário