terça-feira, janeiro 26, 2021

Comentário Devocional - Autoria

Olá!


A crítica entende que Ageu foi o autor do livro da Bíblia que leva seu nome. Destaca como um dos profetas pós-exílicos, um contemporâneo de Zacarias.

Ageu tinha as qualidades de um bom pastor. Encorajador, cuja palavra estava em sintonia com o coração do povo e a mente de Deus, ele foi o mensageiro do Senhor, com a mensagem Dele, levando ao seu grupo desanimado a segurança da presença de Deus. 

O principal argumento da crítica questionando a autoria de Ageu é a ocorrência do uso da terceira pessoa em relação ao profeta. Ressaltamos no Comentário Devocional do livro de Daniel que isso indicava que outra pessoa encontrou a parte das profecias (naquele livro, na primeira pessoa) e escreveu a parte histórica (inicial), possivelmente a partir de pesquisa.

No caso de Ageu, é provável sim que outra pessoa tenha escrito, mas alguém próximo ao profeta, que teve acesso a suas falas e "organizou" no livro. Como no caso de Daniel, Ageu era o "personagem principal" e assim, como o conteúdo mais importante foi registrado como sendo o Senhor falando através dele, o questionamento da autoria perde a força, ainda que outra pessoa tenha "organizado".

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou no agregador de Podcast de sua preferência

Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário