segunda-feira, janeiro 18, 2021

Biografia dos Profetas - Eliseu (3)

Graça, Paz e Alegria!


Eliseu foi chamado pelo próprio Senhor, através de Elias, para desempenhar seu ministério profético. Elias foi o vaso usado para verbalizar esse chamado e servir como um discipulador. Nem sempre fica claro na caminhada dos profetas esse discipulado. Geralmente, o Senhor levanta e envia. Mas vemos em muitos textos a possibilidade de "um moço" que acompanhava o profeta, em outros textos vemos uma "escola de profetas" e isso aponta para uma convivência que auxiliava no processo de aprendizado e crescimento.

Desde seu chamado, Eliseu atuou por vários anos, cobrindo os reinados de Acabe, Acazias, Jeorão, Jeú, Jeocaz e Joás. Nos anos de seu ministério, podemos notar uma diversificação bem interessante com relação a sua atuação, indo desde o contato com uma viúva com dívidas até homens ricos, poderosos e monarcas. Sua atuação não dependia do poder ou posição social, mas da revelação do Senhor.

Eliseu era influente no palácio de Israel e em outros reinos, como em Judá na época do reinado de Josafá, além da Síria, onde completou a missão de Elias, no tocante à unção de Hazael como rei. Além disso também agiu como líder das escolas de profetas, seguindo a tradição de Samuel (você pode comparar 2 Reis 4.38-44 ou 6.1-7 com 1 Samuel 19.20).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou no agregador de Podcast de sua preferência

Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário