segunda-feira, março 01, 2021

Biografia dos Profetas - Oseias

Olá!


Oseias significa "salvação" ou "salvo pelo Senhor". É possível também pensar em "livramento" ou "Deus poupou", pensando na importância do arrependimento perante o Pai. É derivado da forma hebraica ‘Hoshea ou ainda Hoshe’a, que originaram posteriormente a variação Osee. Foi um profeta do Século VIII a. C. e tem seu ministério registrado num dos livros do Antigo Testamento que leva seu nome.

Foi chamado para profetizar em Israel, no Reino do Norte. A história de Oseias é muito conhecida principalmente pelo seu casamento com uma mulher revelada como adúltera no livro. Era filho de Beeri. Em seu tempo o reino de Israel já havia sido dividido em duas partes.

Por registros em seu livro, Oseias parece mesmo ter familiaridade com a geografia e os acontecimentos do Reino do Norte. Por isto é possível que ele tenha nascido naquela região, o que não pode ser atestado como definitivo, pois não era impossível mudar de região.

Curiosamente, o profeta Oseias menciona quatro reis do Reino do Sul na introdução de seu livro, 1.1, e apenas um rei do Reino do Norte. Isso tem levado alguns comentaristas a sugerirem que talvez o profeta tenha ou nascido ou encerrado seu ministério e escrito no Reino do Sul; ainda que o foco da sua mensagem tenha sido o Reino do Norte.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Nenhum comentário:

Postar um comentário