segunda-feira, março 15, 2021

Biografia dos Profetas - Oseias (3)

Olá!


Os três primeiros capítulos do livro do profeta Oseias registram os principais detalhes de sua vida pessoal. Ali encontramos detalhes a respeito do seu casamento com uma mulher chamada Gômer, e o nascimento de seus três filhos. Lemos a descrição do casamento do profeta, sua separação por causa da infidelidade de sua esposa e, por último, sua reconciliação com ela.

O objetivo desse casamento (e os acontecimentos envolvidos) é esclarecido no próprio livro, uma vez que a família de Oseias simbolizava a infidelidade religiosa dos israelitas, que adulteraram a verdadeira adoração a Deus quando se envolveram com as práticas pagãs de Canaã. Mas o Senhor busca a reconciliação, por amor, e quer o povo seguindo Sua vontade.

Alguns estudiosos acreditam que o relato sobre a vida conjugal do profeta Oseias deva ser interpretado de maneira alegórica, como uma ilustração, um exemplo. Nesse caso, é defendido que todos os detalhes do relacionamento de Oseias e Gômer devam ser interpretados dessa forma, sem literalidade de fatos.

Outros defendem que o casamento de Oseias e Gômer deva ser interpretado de maneira literal, como um fato histórico, algo realmente ocorrido. E mesmo dentre os que defendem isso há variações de interpretação: Alguns defendem que Gômer só se tornou infiel após o nascimento do primeiro filho do casal e outros acreditam que a infidelidade de Gômer estava relacionada com a questão da prostituição "meramente" religiosa, além da possibilidade de se realizar com atos físicos mesmo, não apenas com a intepretação espiritual nesse caso.

Pessoalmente, fico com a interpretação literal mesmo, sem necessariamente envolver questões religiosas, pois o livro parece apontar mais para essa direção na comparação do relacionamento do Senhor com o povo.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Nenhum comentário:

Postar um comentário