quinta-feira, outubro 29, 2020

Desenvolver os talentos

 Olá!



Leia Mateus 25.14-30

Jesus fala nessa parábola sobre um homem com posses que, prestes a viajar, confia seus bens a seus servos. Para um servo ele deu cinco talentos; para outro servo deu dois talentos; e para o último servo deu um talento.

Esse “talento” confiado aos servos era uma unidade monetária em uso naquela época. É possível que o talento tivesse o valor correspondente a seis mil denários, lembrando que um denário era o salário pago pela diária de um trabalhador comum! Era uma soma muito grande, mesmo para o que recebeu "apenas" um!

Era de se esperar que aqueles que receberam tais talentos tivessem suas necessidades supridas durante a ausência do dono e mais: que fizessem algo para que aquele talento pudesse render. Cada um recebeu conforme acreditava o dono seria capaz de cuidar (v. 15).

O que recebeu cinco e o que recebeu dois, ambos "dobraram" o que receberam. Fizeram "render". Deram valor ao que lhes foi confiado e ampliaram! O que recebeu apenas um, teve receio e preferiu "guardar para devolver", talvez por medo de perder algo e ser cobrado por isso. Nem tentou ampliar com rendimento. Ficou "contente" em devolver só o que recebeu.

Os dois primeiros foram reconhecidos com honras e o último teve até o talento que recebeu retirado (foi dado ao que tinha agora dez) e recebeu como "recompensa" por seu desleixo com o talento que recebeu o sofrimento.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário