sexta-feira, abril 30, 2010

Filme - Fé demais não cheira bem


Steve Martin vive o Reverendo Jonas Nightengale. Na verdade, um charlatão que vai distribuindo a "salvação" e a "alegria" do "Evangelho" em troca da oferta de cada pessoa, por cada cidade que passa com sua caravana. Com muitos efeitos especiais na hora do "culto", muitas "curas" falsas e tendo conhecimento antecipado de algumas informações para fazer parecer que teve revelações, o Reverendo Jonas empolga as multidões. Mas até agora, seus milagres não passam de efeitos de espelhos, combinações ou conversas antecipadas e fumaça.

Durante uma das suas viagens, o ônibus quebra e Reverendo Jonas monta suas tendas numa cidade pobre, chamada Rustwater, no Kansas. Enquanto sua charmosa agente (Debra Winger) tenta convencer o xerife local (Liam Neeson) a não proibir o "show", Marva (Lolita Davidovich), uma garota tão bela quanto descrente, atrai a atenção de Jonas. Mas converter Marva vai exigir um verdadeiro milagre.

Afinal, seu irmão tem problemas de saúde e já viveu a experiéncia frustrada da falsa promessa de cura em outros momentos. Mas algo acontece: além da chuva no final, que pode mudar definitivamente o coração do Reverendo Jonas, uma cura inesperada mostra o poder real da fé.

Muito mais que uma crítica que tente mostrar que há quem minta em nome do Evangelho, o filme mostra também a possibilidade de real intervenção de Deus, através da fé, independente de quem fale, mas atendendo a quem crê. Com seu espírito comovente e contagiante trilha sonora, este é um filme para erguer as mãos para o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário